dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

Na região do semiárido, mais especificamente no Oeste Potiguar, estão surgindo novos mecanismos de desenvolvimento com o objetivo de explorar a vocação da região e com isso trazendo benefícios as cidades gerando emprego e renda para população. Um exemplo prático é a Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM, mantida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido que vem desempenhando um papel importante para a economia regional no sentido de apoiar as empresas nascentes, assim como , aquelas já estabelecidas no mercado, mas que ainda não atingiram um grau de desenvolvimento ideal para competir em par de igualdade com as demais existentes.

Criada inicialmente em 2005 para atender o agronegócio do mel, a IAGRAM ampliou a sua área de atuação com o objetivo de dar suporte as micro e pequenas empresas, associações e cooperativas ligadas ao agronegócio com a meta de fortalecer as empresas incubadas, garantindo, assim, a sua permanência no mercado. Atualmente, a IAGRAM assessora 18 empresas no ramo do agronegócio espalhadas em diversas cidades do Estado do Rio Grande do Norte, oferecendo suporte tecnológico e gerencial, consultorias especializadas, permitindo também a participação de suas incubadas em feiras, congressos, seminários, rodadas de negócios, workshops, garantindo um espaço para divulgação e comercialização de seus produtos.

A IAGRAM vem buscando sistematicamente aplicar novas tecnologias, novos mercados, novos métodos gerenciais e processos de negócio para as incubadas, tendo em vista que, na atual economia global esses aspectos são fundamentais para a competitividade e sobrevivência de uma empresa, permitindo uma operacionalização mais ágil e flexível. Existem, porém, dois fatores determinantes para alavancar as iniciativas de melhoramento contínuo e o aumento da competitividade das empresas. Trata-se do acesso e obtenção de financiamentos e de um eficiente planejamento que permitam a implementação dessas ações. Nesse sentido, a IAGRAM vem estabelecendo parcerias estratégicas com  instituições financeiras, de fomento e pesquisa para sanar essas deficiências e permitir o desenvolvimento de suas empresas, isso porque,  a ausência desses fatores está, cada vez mais, determinando a falência ou a saída do mercado de inúmeras empresas de diversos ramos de atuação, devido às altas taxas de juros cobrados sobre o capital, sem falar na carga tributária excessiva pela qual são submetidas as empresas.

Isso tudo vem culminando no aumento contínuo do desemprego e levando inúmeros ex-empregados a tornarem-se pequenos empreendedores que se jogam, sem qualquer suporte ou planejamento prévio, no sonho de vencer e ser dono do próprio negócio. Em decorrência desse quadro, o número de MPEs (micro e pequenas empresas) criadas no país vem aumentando a cada ano. Porém, em vez de significar uma solução alternativa à crise econômica, isso tem trazido também outros problemas econômicos e sociais ao país. O alto índice de mortalidade dessas MPEs em seus primeiros anos de vida é um exemplo.

Uma iniciativa que vem proporcionando resultados animadores em todo mundo, e também no Brasil, é a criação de incubadoras de empresas como é o caso a IAGRAM, destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. O principal objetivo de uma incubadora de empresas deve ser a criação e consolidação de empresas competitivas, que obtenham sucesso no seu mercado de atuação, gerando benefícios econômicos e sociais à região na qual ela está instalada.

Além de apoiar as micro e pequenas empresas ligadas ao agronegócio a IAGRAM vem também desenvolvendo um trabalho dentro da Universidade Federal Rural do Semi-Árido incentivando os estudantes a despertar o potencial empreendedor, descobrindo futuros empresários. Dessa forma, a incubadora faz com que os jovens permaneçam trabalhando na sua cidade de origem, aproveitando o potencial da região e evitando a fuga para os grandes centros urbanos. Hoje, a IAGRAM conta com  06 empresas incubadas formadas por estudantes universitários, sendo cinco delas empresas juniores criadas no âmbito da UFERSA e que já prestam serviço a sociedade.  

Portanto, o Estado do Rio Grande do Norte já despertou para a importância desse mecanismo de desenvolvimento denominada IAGRAM que hoje conta com diversas parcerias estratégicas como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido; a Universidade Estadual  do Rio Grande Do Norte, o SEBRAE, o Banco do Brasil,  o Banco do Nordeste, a Emater,  Prefeitura de Mossoró, a Fundação Guimarães Duque, a Federação Apícola do Rio Grande Do Norte e, a Rede Potiguar de Incubadoras, cuja tarefa é potencializar as ações coletivas das incubadoras.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Walter Fernandes Leite
06/06/2011 - 19:04
Sou apaixonado pela IAGRAM e mais ainda quando vejo matÚrias postadas a esse nÝvel em sites e pela impressa, dando visibilidade aos bons resultados alcanþados junto aos seus incubados. ParabÚns a todos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agronegócio no Semiárido - Artigos já Publicados

Avaliação de métodos na diagnose nutricional do melão: uma ferramenta auxiliar para adubação
26/04/2013

Empreendedorismo no agronegócio: tudo são flores
11/07/2012

IAGRAM: Transformando a realidade do semiárido
12/03/2012

Implantação de sistema da qualidade em empresas fomentadas pela IAGRAM/UFERSA
16/01/2012

A depreciação como ferramenta de decisão na irrigação
19/12/2011

A informação de custo para o crescimento e desenvolvimento das organizações vinculadas a IAGRAM
14/11/2011

Rastreabilidade de pescados: inovação no Semiárido
21/10/2011

Mel: adoçando a economia potiguar
19/09/2011

Agronegócio do mel
10/08/2011

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada